Marketing ambiental.

Authorda Silva Pereira, Raquel

SUMMARY

The human being becomes aware more and more that is not dissociated of the Nature.The men act in the Nature, modifying it, extracting of her necessary input to the production of goods for its development. It is necessary, however, that this development is maintainable, that doesn't extract indiscriminately of the Nature elements that today know, they are you drained.

The more the conscience grows on the referring problems to the environmental pollution and the responsibility of the companies in relation to such subjects, they increase the opportunities in the business. The challenge can become competitive advantage, if the managers use the environmental marketing in favor of the organization, disclosing the image of the organization as being social and environmental correct.

Organizations have been finding creative and economically viable environmental solutions, and they can uses the environmental marketing in favor of its business.

Key Words:

Environmental marketing; Maintainable development; Ecobusiness.

**********

Na era da Globalização e de grandes avanços Tecnológicos, um dos maiores desafios de gestores organizacionais é saber acompanhar as rápidas mudanças sem, contudo, perder de vista a Natureza e o Homem.

Pretendemos analisar de forma crítica a Gestão Estratégica de Marketing Ambiental como compromisso social das organizações. Muitos anos após a primeira Revolução Industrial, o ser humano parece ter compreendido que os recursos naturais do planeta não são inesgotáveis, e que a sua conservação é fator indispensável para a manutenção da vida na Terra.

Ultimamente, cm todo o mundo, empresas, governo, empregados, associações e sindicatos ampliaram a discussão sobre o papel e a responsabilidade social das empresas, apoiados no consenso de que as empresas são parte da sociedade e, portanto, têm responsabilidade sobre ela. É indiscutível que as ações de urna empresa interferem na vida da comunidade.

Segundo FARIA, (1) "após o ano 2000, qualidade não será mais diferencial competitivo, apenas obrigação. A fidelidade dos consumidores às marcas, não existirá; empresas pensarão globalmente para agirem localmente; haverá máxima personalização do produto; diversificar a produção será fundamental; o marketing será prospectivo e pessoal e a preocupação ambiental estará definitivamente inserida nos processos produtivos, comerciais e de uso de bens e de serviços".

As empresas preocupam-se atualmente, mais do que nunca, com sua imagem junto ao mercado consumidor. Uma das formas de demonstrar essa preocupação são o desenvolvimento de projetos sociais, que vern ganhando destaque semelhante ao das estratégias para atingir objetivos econômicos.

Hoje, as chamadas empresas-cidadãs, aquelas que atuam no cenário nacional com uma visão integrada das questões econômicas, sociais e ambientais, na construido do desenvolvimento sustentável, são empresas conscientes de que seu maior trunfo é o capital humano. Possuem a clara noção de não estarem isoladas, mas inseridas em comunidades que lutam contra deficiências de todo tipo e se destacam por assumir novas responsabilidades sociais.

A empresa-cidadã é a que detém a percepção de que o mundo mudou, dando aos atores econâmicos novos papéis e funções.

A iniciativa privada, além de gerar riquezas e criar postos de trabalho, passou a desenvolver ações sociais indispensáveis á melhoria da qualidade de vida. Quanto ao Estado, este continua a amar prioritariamente como indutor, articulador, coordenador e formulador de políticas públicas.

Algumas empresas deixam claro em seu planejamento estratégico que as questões ambientais fazem parte do negócio da empresa, pois já se posicionaram em relanzo a tais questões.

Os problemas ambientais ocupam lugar de destaque no conjunto das mudanças mundiais contemporâneas. As iniciativas em favor da preservação do meio ambiente acontecem nos diversos segmentos da sociedade civil, representados sobretudo pelo trabalho das ONGs, associações, universidades, empresas e outros, que colocam o meio ambiente como parte de suas preocupações diárias.

Não somente a empresa se converteu em um ator social de pleno direito, exprimindo-se cada vez mais em público e agindo politicamente sobre o conjunto dos problemas da sociedade, mas, também, suas regras de funcionamento, sua escala de valores e suas maneiras de comunicar foram, progressivamente, impregnando todo o corpo social. As organizações modernas assumem novas posturas na sociedade. A velocidade das mudanqas que ocorrem em todos os campos impele as organizações a um novo comportamento institucional perante a opinião pública. Elas passam a se preocupar mais com as relações sociais, com os acontecimentos políticos e com os ratos econômicos mundiais.

A temática ambiental foi incorporada na maioria das organizações e a defesa do meio ambiente passou a ser percebida como urna nova postura pública das empresas. Tal atitude é um reflexo da consciência empresarial sobre seu papel na sociedade global, que não pode mais se guiar pela estratégia da indiferença.

É notório o trabalho desenvolvido por organizações que, por meio de um plano de ação ambiental, vêm tentando demonstrar suas ações junto a comunidades locais e à sociedade em geral. Faz-se necessário, por isso, resgatar a importáncia e o lado positivo da comunicando institucional e mercadológica na luta pela preservação ambiental, desmistificando-se os velhos estereótipos de que, se algo parte de empresas, há somente interesses comerciais em jogo.

As políticas ambientais ganham destaque nas organizações, sobretudo graças ás ações de segmentos ativistas da sociedade, exigencias da certificando ISO 9000, ISO 14000, SA 8000 e à legislação vigente sobre proteção ao meio ambiente. Tudo isso tem colaborado para uma maior responsabilidade social das organizações. Nesse sentido, cabe aos planos de marketing estratégico um papel relevante, alertando as organizações para o faro de que é até contraproducente manterem-se como meras unidades econômicas, voltadas somente à obtenção de lucros. Devem se tornar também unidades sociais.

Para obter bons resultados, a gestão ambiental nas organizações dependerá fundamentalmente de um marketing bem administrado, devendo fazer parte da política global e das estratégias adotadas pela empresa, com programas engajados nos objetivos gerais e no cumprimento da missão da organização.

Há...

To continue reading

Request your trial

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT