Lideranca innovadora.

AuthorFanchin, Marta

ABSTRACT

This article hopes to stimulate a reflection on leadership and innovation, two essential factors in modern management.Their merger gives rise to a totally new type of leadership concept.

The essay questions both a leader's function and characteristics, as a facilitator in the process of generating innovative ideas as well as companies' attitudes towards the development of such creative professionals.

By and large, we usually make a distinction between management and leadership, however there are already companies that have started a development process aimed at changing managers into real leaders.This means, instead of controlling people, the goal of these companies is to stimulate new ideas and esteem for the contributions of staff members. The article also highlights the importance of developing leadership skills and a leader's relationship with a team.

The article concludes that if a company genuinely wants to have real leaders, it must both develop them and provide them with the necessary conditions for self-development. It is of the utmost importance for a leader to be aware of his/her weaknesses and strengths, to be reliable and trusting and, above all, be passionate about what he/she does.

**********

Otema liderança é atraente tanto para os líderes como para os liderados. Existe um grande número de pesquisadores em Comportamento Organizacional, razão da diversidade de conceitos sobre este assunto.

No entanto, o importante é perceber que as empresas, para ser eficazes, precisam de urna verdadeira liderança. Em periodos de crises, a liderança pode ser o fator crucial de distinção entre as organizações que prosperam e as que fracassam. Na atualidade, fala-se multo da importancia do líder inovador, devido ao momento de grandes mudanças. Assim, as organizações estão sendo formadas a repensar a maneira pela qual estão sendo dirigidas.

Não se pode perder de vista que com o aumento da livre concorrência e um crescente número de empresas direcionando seus recursos econômicos às operações globais e os clientes tornando-se mais exigentes, aumenta-se à competitividade dos mercados.

Desta forma, as empresas passam a ser responsáveis por novos conjuntos de exigências: um gerenciamento de custo continuo, inovação incessante era produtos e serviços, formas mais flexíveis de gerenciamento de colaboradores.

A liderança, cujo papel é fundamental nesse conjunto de exigências, deverá ser exercida com base em novas idéias, a fim de criar oportunidade para o surgimento de empresas criativas. Este tipo de empresa terá a capacidade de identificar problemas, por mais complicados que sejam, antes que se transformem em crises. Essas empresas são capazes de defender idéias e de obter as informações necessárias para a soluçao de seus problemas. Não têm ruedo de testar possíveis soluções, talvez por meio de um programa-piloto em algum setor da própria empresa. E, por fim, essas empresas aprendem, oferecendo oportunidades de reflexãto sobre ações e decisões passadas e realizando sua avaliação.

As empresas criativas têm capacidade de adaptação era um mundo em rápida mudança, marcado pela incerteza, pela competição crescente e por turbulências; que têm respeito, no ambiente de trabalho, quanto À dignidade e ao valor dos indiv/duos; que mantêm intensa atividade de treinamento e aperfeiçoamento de seus colaboradores, com urna administração orientada para o futuro. A valorização de idéias inovadoras, a autonomia e a flexibilidade devem estar presentes na estrutura organizacional.

A tendencia é que as organizações se transformem em empresas criativas, para acompanhar o mercado e, para isto, o líder deve acompanhar esta evolução e se desenvolver a fim de ser inovador.

Liderança e gerenciamento

Para que se possa entender por que o líder deve se desenvolver, é preciso definir o que é liderança. A grande maioria dos estudiosos sobre este assunto define liderança como sendo o ato de influenciar o outro para que algum objetivo, ou vários seja alcançado.

Segundo Kouzes e Posner (1997), liderança é "a arte de mobilizar os outros para que estes queiram lutar por aspirações compartilhadas".

Podemos destacar que a palavra significativa desta definição é querer. Sera ela, este significado de liderança sería alterado, provocando o desaparecimento de conceitos como escolha, motivação interna e aspirações. Um aspecto característico do processo de liderança está na distingção entre mobi1izar os outros para fazer e mobilizá-los para querer fazer. Os ocupantes de cargos de...

To continue reading

Request your trial

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT